O Portinho da Arrábida, uma das sete maravilhas naturais do país, continua com o problema do desassoreamento da praia. O areal foi substituído por calhaus que incomodam bastante os banhistas.
O Clube da Arrábida vai promover este sábado, pelas 15.30 horas, uma acção de protesto que visa assinalar o primeiro aniversário do movimento Happy Hour de Luto Pela Arrábida e do desfile náutico, protestos que em Agosto do ano passado, denunciaram o estado do Portinho da Arrábida.
Desta vez, o Clube da Arrábida quer juntar o maior número de pessoas possível para posarem para uma fotografia a ser tirada em cima do mar de calhaus que substituiu o outrora areal de perder de vista.
Esta foi a forma encontrada pelo Clube da Arrábida para chamar a atenção para a “gritante situação que se abateu nos últimos anos sobre a praia que foi considerada uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal, mas que se encontra sem areia”.
O Clube da Arrábida lembra que o desassoreamento do Portinho da Arrábida, é parte integrante do manifesto que saiu destes protestos e que foi posteriormente entregue a todas as autoridades com jurisdição sobre o Parque Natural da Arrábida.
Deste manifesto fazem parte vários problemas que ameaçam toda a zona do Portinho da Arrábida, o maior de todos é o enorme desassoreamento da praia verificado ao longo dos últimos cinco anos.
Esta erosão costeira que já alterou a topografia e características da zona foi responsável há dois anos pelo desaparecimento do Monte de Areia (antigo ex-líbris da Arrábida) e no ano passado pelo abatimento do caminho entre o portinho e praia do Creio. Esta última situação obrigou a ARH (Administração Regional Hidrográfica) em Dezembro a fazer uma obra de urgência para travar o avanço das águas do mar sobre o Portinho da Arrábida.
“Caso não sejam tomadas medidas urgentes, os efeitos serão catastróficos para o património desta verdadeira jóia dos Parques Naturais de Portugal, já para não falar nas implicações que poderão ter na tão desejada candidatura da Arrábida a Património da Humanidade” adverte o Clube da Arrábida.
Pretende-se ainda num curto espaço de tempo promover um debate que consiga “aprofundar as razões por detrás deste fenómeno assim como encontrar soluções que permitam a reposição de areia na praia travando assim a galopante erosão da costa e devolvendo ao Portinho o seu antigo esplendor”.
Fonte: O Setubalense
Fonte: O Setubalense
Sem comentários:
Enviar um comentário