Nesta época de reinauguração da praça de toiros setubalense, a “Carlos Relvas” deverá vir a acolher um terceiro espectáculo tauromáquico. Hoje à noite, acontecerá a segunda corrida da temporada. João Bolota, o novo empresário daquela sala de espectáculos, acredita numa “boa casa” na nocturna de hoje.
João Bolota, responsável pela empresa ‘Aplaudir’, e que chamou a si as obras de requalificação e a exploração da histórica praça de toiros setubalense, admitiu a «O Setubalense» estar a montar uma terceira corrida à portuguesa “no início de Setembro”.
Depois da corrida de toiros realizada no passado dia 30 de Julho, que marcou a reinauguração da praça “Carlos Relvas”, após três anos de encerramento, amanhã à noite acontecerá a segunda corrida anunciada para a presente época tauromáquica, e igualmente integrada na Feira de Sant’Iago, o mais popular certame setubalense que termina já este domingo.
“Naquele primeiro espectáculo, a casa esteve aquém da desejada lotação, é verdade, mas para isso muito contribuiu a corrida realizada à mesma hora no Montijo, e também a desabituação dos aficionados setubalenses à sua praça de toiros”, explicou João Bolota para quem o público “vai voltar a encher esta renovada sala de espectáculos, repleta de história e com grandes pergaminhos.”
A Corrida do Emigrante comemorativa do Cinquentenário dos Fuzileiros apresentará, hoje à noite (22 h.) na praça setubalense, os cavaleiros João Salgueiro, Sónia Matias e Filipe Gonçalves, que lidarão seis toiros da Ganadaria Conde Cabral. As pegas estarão a cargo dos grupos de forcados amadores de Alcochete e do Aposento da Moita, respectivamente capitaneados por Vasco Pinto e Tiago Ribeiro.
Recorde-se que já no início deste ano, a empresa ‘Aplaudir’, do empresário João Bolota, acordou com os proprietários da “Carlos Relvas” um contrato de exploração válido por 12 anos, sucedendo, na condição de empresário da praça sadina, ao já falecido Jorge Pereira dos Santos, o qual se manteve durante um quarto de século na qualidade de empresário da praça capital de distrito.
Aliás, aquando da reinauguração desta sala, na corrida nocturna do passado dia 30, foi descerrada uma placa em homenagem a Jorge Pereira dos Santos.
A referida empresa (Aplaudir), celebrou recentemente um protocolo com a Câmara de Setúbal, com a autarquia a comprometer-se apoiar as obras efectuadas, com um total de 120 mil euros, distribuídos por tranches anuais de 20 mil euros, tendo a primeira já sido cumprida.
Refira-se que, também graças às recentes obras de melhoramentos, já foi possível voltar a realizar este ano naquela sala de espectáculos os desfiles a concurso das Marchas Populares de Setúbal, após três anos de afastamento do redondel.
Desde 2008 que esta sala de espectáculos não tinha permissão de realizar qualquer tipo de actividade, uma imposição da Inspecção-Geral das Actividades Culturais, face à falta de condições da mesma, particularmente no tocante à segurança.
REQUALIFICAÇÃO “As obras de reabilitação da praça ultrapassaram os 220 mil euros”, disse ao nosso jornal o empresário da “Carlos Relvas”, que lembrou, entre outras, as intervenções ao nível de pinturas, interiores e exteriores, a substituição de madeiras das portadas e trincheiras, a adaptação do espaço a deficientes motores, acessibilidades e melhoramentos na instalação eléctrica, correspondendo ao legalmente exigido pela lei, nesta histórica praça, há 122 anos mandada edificar por António José Batista.
Fonte: O Setubalense
Fonte: O Setubalense
Sem comentários:
Enviar um comentário