quinta-feira, 24 de março de 2011

Câmara de Palmela satisfeita com viatura móvel de atendimento

Ficheiro:Castelo Palmela e Camara.JPG
A viatura de atendimento municipal da câmara de Palmela prestou mais de 4600 atendimentos em todo o concelho durante os seus primeiros 14 meses de funcionamento, especialmente nas freguesias mais rurais como a Marateca e o Poceirão. Luís Calha, vereador na autarquia palmelense, considera os números “positivos”, especialmente tendo em conta a “importância que este projecto assume para a câmara municipal e pela função importante que desempenha junto dos munícipes com mais dificuldades de deslocação”.

Segundo os dados da Câmara Municipal de Palmela, 29 por cento dos atendimentos em questão foram realizados na Marateca, seguindo-se o Poceirão, com 23 por cento, e a Quinta do Anjo, com 21 por cento. Os atendimentos nas freguesias de Palmela e de Pinhal Novo corresponderam, respectivamente, a 17 e 10 por cento do total. “A viatura de atendimento municipal, que resulta de uma parceria entre a câmara, a Autovision e o Centro para a Experiência e Inovação da Indústria Automóvel, faz parte da estratégia de modernização do atendimento municipal actualmente em curso”, recorda.

Em 2011, a viatura de atendimento móvel deverá tornar-se uma Loja Móvel, onde será possível tratar, além das outras solicitações já possíveis, do cartão do cidadão, do passaporte ou de outros assuntos da ADSE. Para fazer o cartão de cidadão ou o passaporte, os munícipes terão de marcar previamente, uma vez que o serviço só será disponibilizado duas vezes por mês. A revalidação ou substituição da carta de condução, a emissão de certidões de nascimento, de óbito e de casamento e a obtenção dos registos criminais negativos também estarão agora ao alcance dos cidadãos que forem atendidos na viatura.

A inclusão destes novos serviços, que estarão disponíveis, à partida, ainda durante o primeiro semestre, só foi possível depois de uma parceria estabelecida entre a edilidade e a Agência para a Modernização Administrativa (AMA), tal como já tinha acontecido anteriormente para viabilizar a instalação de uma Loja de Cidadão de 2.ª Geração no mercado municipal do Pinhal Novo. A viatura de atendimento municipal não dará, contudo, solução para o tratamento de assuntos relacionados com a EDP ou da segurança social, uma vez que não é possível ter um funcionário específico na viatura para cuidar destes assuntos.

A Câmara Municipal de Palmela encontra-se ainda a desenvolver, segundo explica o vereador Luís Calha, um projecto-piloto subordinado ao tema “Município Inteligente”, que pretende disseminar os serviços municipais móveis prestados na viatura de atendimento móvel. A autarquia foi, aliás, a única recentemente nomeada para os “Optimus Innovation Awards”, que distingue projectos inovadores que representem mais-valias para a sociedade em geral.

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