sexta-feira, 22 de abril de 2011

Equipa setubalense afina canas e carretos para a Bélgica: "CAPS" quer revalidar título de campeão do mundo de pesca

foto
O Clube de Amadores de Pesca de Setúbal, actual campeão do mundo de clubes de pesca de mar, pretende revalidar tal título na prova a disputar-se dentro de dias, na Bélgica. A esperança contrasta com a falta de verba para a representação de Setúbal neste Mundial.

“Esperança num bom campeonato temos nós, desejamos mesmo revalidar o título de campeão do mundo, assim tivéssemos o orçamento totalmente assegurado para esta participação na Bélgica.”

O relato, num misto de desabafo, é do capitão de equipa e presidente do Clube de Amadores de Pesca de Setúbal (CAPS), em vésperas da partida para mais um campeonato do mundo de pesca desportiva (o 6.º), a ter lugar entre 30 do corrente mês e 6 de Maio, na cidade de Blankenberge.

A formação sadina embarca na próxima terça-feira para a Bélgica e vai treinar durante três dias antes do arranque do Mundial de clubes de pesca de mar, que acontecerá no período compreendido entre 30 de Abril e 6 do próximo mês de Maio.

O orçamento da equipa setubalense e representante portuguesa neste 19.º Mundial ronda os 12 mil euros, sendo que os apoios financeiros somados por parte da cimenteira Secil, Câmara Municipal e Junta de S. Julião, totalizam cerca de um quarto da verba necessária. Qual a magia? “Somos nós, atletas, que pagamos uma parte das despesas, sendo certo que o clube ficará com a sua conta a zeros,” explica António Marques.

Em termos meramente desportivos o panorama é bem mais feliz. Após vencer o último Campeonato do Mundo, disputado em Maio do ano passado, no Algarve, bem como o Campeonato Nacional, o clube sedeado na Rua Augusto Cardoso coloca a fasquia alta para o campeonato a decorrer este ano no areal belga.

“Vão participar perto de 20 equipas, e o 5.º lugar já não seria um mau resultado, mas em boa verdade pretendemos o objectivo máximo, ou seja, o título de campeão do mundo, o que a acontecer constituiria um facto inédito, porquanto nenhuma equipa ainda conseguiu vencer dois mundiais consecutivos,” esclareceu o capitão e presidente do CAPS.

Refira-se que o CAPS já tem um invejável palmarés internacional, já contabilizando cinco Mundiais: 2001, Tróia – 2.º lugar; 2002, Holanda – 7.º lugar; 2008, França – 7.º lugar; 2009, Alemanha – 16.º lugar; 2010, Algarve - 1.º lugar, e logo com a melhor classificação de sempre da história da prova.

A organização do Mundial é da FIPS-MAR – Federação Internacional de Pesca Desportiva de Mar. Os iscos, minhoca da lama e lugworm, serão distribuídos pela organização, de forma equitativa pelas vinte equipas participantes neste mundial.


EQUIPA: A formação setubalense é constituída pelos seguintes atletas: António Marques (capitão), Paulo Santos, Ricardo Valido, Daniel Marques, Vítor Grilo, António Silva e Jacinto Nunes. Estes sete atletas são campeões mundiais em título porque venceram o troféu em 2010 em Portugal e já lançam o isco para fazerem uma inédita dobradinha…

Fonte: O Setubalense

Sem comentários:

Enviar um comentário