sexta-feira, 30 de setembro de 2011

GNR de Setúbal tem novo comandante

foto
Tomou posse, no final da passada semana, o novo comandante do Comando Territorial de Setúbal da GNR, numa cerimónia que contou a presença de representantes de todas as categorias profissionais militares, de norte a sul do país.

Albano da Conceição Martins Pereira, coronel de Infantaria, é o novo comandante do Comando Territorial de Setúbal da GNR, desde a passada sexta-feira, dia em que tomou posse do cargo no decorrer de uma cerimónia que teve lugar no quartel, situado na avenida Jaime Cortesão, em Setúbal.

No decorrer da cerimónia militar - que contou com a presença de oficiais, sargentos, guardas e civis -, que teve início cerca das 10 horas, Albano Martins Pereira recebeu das mãos do tenente Coronel Tavares Belo (em substituição do comandante António Albuquerque), e perante uma formatura militar com forças em parada, o simbólico estandarte da unidade, momento a partir do qual passou, oficialmente, a ser o novo comandante da GNR distrital.

Com efeito, o momento mais simbólico de toda a cerimónia é o da entrega do símbolo do brasão de armas do Comando Territorial de Setúbal, em azul, que simboliza a Costa Azul região onde se insere a cidade de Setúbal. O mesmo tem ainda representados três golfinhos, roazes-corvineiros de prata, identificando esta espécie de fauna local e sujos comportamentos reconhecidamente inteligentes, vigilantes e leais no socorro aos seus pares, traduzem algumas das características que devem nortear os militares e civis do Comando de Setúbal.

No entanto, do brasão de Setúbal fazem ainda parte o pelicano, que alude a D. João II e à sua ligação com a cidade, a sua preferida, que surge carregado com uma Cruz de Santiago, evocando a Ordem Medieval de Santiago. Do Brasão fazem ainda parte as palavras “Para Nella Estarem em Guarda” (Ordenações Filipinas) evocando a imponente Fortaleza de S. Filipe, sobranceira à cidade de Setúbal e que resume, lapidarmente, a razão da existência do Comando Territorial de Setúbal.

Resta somente referir que o coronel Albano Pereira substitui o coronel António Albuquerque, recentemente nomeado para o desempenho de funções na Academia Militar, em Lisboa.

Fonte: O Setubalense

Sem comentários:

Enviar um comentário