terça-feira, 13 de setembro de 2011

Sardinha assada é uma das 7 Maravilhas da Gastronomia de Portugal


A Alheira de Mirandela, o queijo Serra da Estrela, o caldo verde, o arroz de marisco, a sardinha assada, o leitão da Bairrada e o pastel de Belém são as sete maravilhas da gastronomia portuguesa.

A sardinha assada é um das sete maravilhas da gastronomia nacional, na categoria peixe. O galardão foi entregue à presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, durante um espectáculo que teve lugar anteontem em Santarém.

A edil, emocionada, disse que “Setúbal e os setubalenses agradecem a distinção deste prestigiante prémio”. Para Maria das Dores Meira “a sardinha é a alma dos setubalenses, não é por acaso que somos conhecidos pela terra da sardinha e do carapau”.

A autarca, acompanhada de Fernando Tomé, uma personalidade de referência do Vitória, agradeceu à organização “a oportunidade de dar a conhecer aquilo que é português a Portugal e ao mundo”.

Segundo a votação popular, a Alheira de Mirandela, o queijo Serra da Estrela, o caldo verde, o arroz de marisco, a sardinha assada, o leitão da Bairrada e o pastel de Belém as sete maravilhas da gastronomia portuguesa.

Recorde-se que desde de 7 de Maio, que 21 pratos seleccionados por um painel de 21 personalidades – três por cada categoria: entradas, sopa, marisco, peixe, carne, caça e doces - foram colocados a votação, arrecadando até 7 de Setembro, cerca de um milhão de votos. Em votação estiveram pratos como os pastéis de bacalhau, a alheira de Mirandela e o queijo Serra da Estrela (entradas); a açorda alentejana, o caldo verde e a sopa da pedra (sopas); as amêijoas à Bulhão Pato, o arroz de marisco e o xarém com conquilhas (mariscos); o bacalhau à Gomes de Sá, o polvo assado no forno e a sardinha assada (peixes); a chanfana, o leitão da Bairrada e as tripas à moda do Porto (carne); o coelho à caçador, o coelho à Porto Santo e a perdiz de escabeche de Alpedrinha (caça); o pastel de Belém, o pastel de Tentúgal e o pudim Abade Priscos, doces.

Os resultados foram anunciados numa cerimónia realizada na antiga Escola Prática de Cavalaria de Santarém, transmitida em directo pela RTP e, segundo a organização - a empresa Sete Maravilhas, que já organizou outros concursos do mesmo tipo, para escolher as maravilhas naturais ou os monumentos de Portugal -, esta foi a mais participada de sempre. O evento contou com a presença de vários artistas como Rui Veloso, Ana Moura, Boss AC, Carminho e Zeca Sempre, composto pelos cantores Nuno Guerreiro, Olavo Bilac, Tozé Santos, Vítor Silva e outros actores.

“Há dez anos a Gastronomia foi considerada património imaterial de Portugal, alcançando o estatuto de valor cultural que define a nossa identidade enquanto povo. Hoje prestamos uma justa homenagem a este património único dos portugueses, que resulta dos hábitos que gerações aperfeiçoaram ao longo dos tempos”, explica Luís Segadães, presidente das 7 Maravilhas. “Somos defensores intransigentes da Gastronomia Tradicional Portuguesa, como algo que deve projectar o nosso país e promover o melhor que cá se produz”.

De salientar que já é o segundo galardão que Setúbal ganha. Além deste, o Portinho da Arrábida é uma das sete maravilhas naturais de Portugal.

SARDINHA: Na Península Ibérica já se reconhecia a importância e o valor da sardinha no século XVI, como se comprova no recenseamento de peixes do litoral lusitano, realizado pelo desembargador Duarte Nunes do Leão, no século XVI: “No mesmo mar de Setúbal e no de Sesimbra, sua vizinha, há a mais sardinha e mais saborosa que se pode dar”.

Reza a história que, em 1855, as sardinhas de Setúbal alcançaram menção honrosa na exposição Internacional de Paris. Em 15 de Janeiro de 2010, a sardinha portuguesa, de onde se destaca a que é pescada em Setúbal, foi a primeira pescaria na Península Ibérica e na União Europeia, a obter o rótulo azul com a certificação de sustentabilidade e boa gestão dos recursos piscatórios MSC (“Marine Stewardship Council”).

“Puxar a brasa à nossa sardinha” é, no sentido literal e figurado, um elemento importante e determinante na confecção deste prato em Setúbal. A forma como se ateia e queima o carvão, a colocação das sardinhas com as barrigas para dentro e o assar em lume brando, dando a volta na grelha dupla, fazem destas o ex-líbris gastronómico da cidade. Para melhor saborear a sardinha, esta deverá ser comida em cima do pão, o qual poderá ser tostado nas brasas.

Fonte: O Setubalense

Sem comentários:

Enviar um comentário