quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Autoridades sem explicação para derrocada no Mercado do Livramento

Autoridades sem explicação para derrocada no Mercado do Livramento
A presidente da Câmara de Setúbal, Maria das Dores Meira, afirmou, esta quarta-feira, que tanto o empreiteiro como a autarquia cumpriram todos os procedimentos nas obras do Mercado do Livramento, onde na terça-feira morreram soterrados cinco trabalhadores. 

"A ACT [Autoridade para as Condições do Trabalho] esteve ontem [terça-feira] aqui no terreno e verificou que, do ponto de vista da legalidade dos procedimentos todos, o empreiteiro e a câmara municipal agiram em conformidade e, portanto, em relação a isso, temos todo o processo feito com a ACT", disse Maria da Dores Meira.

A presidente da câmara referiu ainda que, "para saber o que esteve na origem" do acidente, a autarquia pediu ao Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) uma peritagem.

"Esperamos a todo o momento que o LNEC chegue para fazer essa peritagem", acrescentou.

Maria da Dores Meira realçou que até agora as entidades que estiveram no local não encontraram uma explicação para o sucedido.

"A empresa não encontra explicação, estamos com a companhia de seguros no terreno desde ontem [terça-feira] e não encontram explicação. Está também aqui a PJ e também ninguém encontra, aparentemente, uma justificação válida que diga que a explicação é isto e, portanto, nesse sentido pedimos a intervenção do LNEC", afirmou.

Comerciantes do mercado afirmaram que o empreiteiro responsável pela ampliação daquele equipamento estava a fazer fundações junto à parede que ruiu na terça-feira ao final da tarde, mas a autarca não está convencida com esta explicação.

"Não é uma explicação técnica. Não convence nem a mim nem as pessoas que estão no terreno, que também dizem o que eu estou a dizer. Não é por aí", salientou.

A empresa responsável pela obra no Mercado Municipal do Livramento, em Setúbal, garantiu, esta quarta-feira, ter cumprido todos "os procedimentos de segurança e normativos legais aplicáveis para garantir o bom decurso" da empreitada.

Em comunicado, a empresa lamenta a morte de cinco trabalhadores e informa que estão a decorrer peritagens no local da ocorrência com vista ao apuramento das causas do acidente.

"A administração da Alexandre Barbosa Borges lamenta profundamente a ocorrência e deixa aqui expressos os mais sentidos pêsames a todos aqueles que perderam familiares e amigos em virtude desta ocorrência", lê-se no comunicado enviado à Lusa.

Na terça-feira, cinco pessoas morreram soterradas no Mercado Municipal do Livramento, devido à derrocada de uma parede com cerca de 50 metros de comprimento, que provocou ainda um ferido ligeiro.

A administração da Alexandre Barbosa Borges declarou ainda que está a aguardar "serenamente" o resultado das peritagens que se encontram a decorrer no local com vista ao apuramento das causas do acidente.

Segundo os responsáveis da empresa, o plano de emergência foi ativado "em conformidade com as entidades externas de socorro" e foram "avisadas as autoridades que acorreram de imediato ao local", acrescenta a notas de imprensa.

O Mercado do Livramento está a ser alvo de obras de requalificação no valor de 3,86 milhões de euros e esteve encerrado durante alguns meses.

Fonte: Jornal de Notícias

Sem comentários:

Enviar um comentário