segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Indústria, comércio e serviços de Setúbal ganham novo dinamismo

A recém inaugurada Avenida José Saramago, que vai servir diretamente o pólo comercial de Monte Belo e o pólo de serviços, logística e indústria ligeira de Poçoilos, na zona nascente de Setúbal, surge para incrementar as condições necessárias para a instalação de empresas no concelho, com o objetivo de dinamizar o local e criar postos de trabalho. Maria das Dores Meira, presidente da Câmara Municipal de Setúbal, explica que “a nova entrada em Setúbal potencia o desenvolvimento que a autarquia pretende implementar no território através de estratégias fortes e consistentes”.

A instalação do armazém logístico da Decatlon no local é o exemplo que a autarquia pretende ver replicado, sendo que o trabalho não pode ser feito unilateralmente, mas em conjunto com entidades responsáveis pelo território. “Esta construção apenas foi possível com o entendimento cooperação de todos os envolvidos”, realça Maria das Dores Meira, destacando a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), o Instituto de Infraestruturas Rodoviárias (InIR), a Brisa, a Administração da Região Hidrográfica do Alentejo (ARH), as Águas do Sado, a ex-Autoridade Florestal Nacional, a Rede Elétrica Nacional (REN) e a EDP.

Além do novo troço representar “uma âncora que vai atrair novos investidores”, a presidente da autarquia setubalense destaca a “viabilização do estabelecimento de um contrato de urbanização, pelo qual as verbas que seriam devidas ao município em taxas urbanísticas foram canalizadas para a execução desta via” e para o qual a Decatlon contribuiu. Maria das Dores Meira explica ainda que a homenagem feita ao Nobel da Literatura José Saramago surge com a intenção de “perpetuar o seu nome” e instaurar uma forma de pensamento baseada na luta por um melhor futuro apesar de qualquer tipo de adversidades.

A Avenida José Saramago teve um custo de dois milhões de euros para os cofres autárquicos, sendo composta por quatro vias de circulação, duas em cada sentido, inclui uma ciclovia e liga, nomeadamente, as estradas de Algeruz e de Poçoilos. Esta via de circulação vai fazer a conexão ao novo prolongamento da autoestrada A12 e é primeira fase da ligação desta zona à frente ribeirinha, constituindo o troço inicial da “Via Urbana P1”.

“A nova avenida foi planeada para criar uma nova entrada na cidade, fazendo a ligação do novo prolongamento da autoestrada à frente ribeirinha, articulando e estruturando as novas áreas de desenvolvimento”, afirma Maria das Dores Meira, que acrescenta que a aposta da autarquia na cultura encontra-se diretamente relacionada com o investimento feita na via rodoviária. “É através da criação de melhores condições, melhores acessibilidade para as empresas que procuram e se instalam em Setúbal que se gera mais crescimento, mais emprego”, prossegue.

Fonte: Setúbal na Rede

Sem comentários:

Enviar um comentário