domingo, 12 de fevereiro de 2012

Jovens bloquistas do distrito de Setúbal pintam mural contra o ACTA

No dia da manifestação internacional contra o Anti-Counterfeiting Trade Agreement (ACTA), as/os jovens do Bloco de Esquerda pintaram um mural de 18 m2 junto ao Instituto Politécnico de Setúbal, em defesa da liberdade de expressão, pelo livre acesso à internet e contra o fim dos medicamentos genéricos.

Segundo o Bloco, "as/os jovens do distrito repudiam o acordo multilateral que pretende instalar um verdadeiro "big brother" na Europa, em que as empresas operadoras de comunicações poderão vigiar e investigar todo o histórico das/os utilizadoras/es de internet, downloads e partilhas que efectuam ou, mesmo, citações que façam".

"Se entrar em vigor, um cidadão ou uma cidadã que efectue qualquer actividade na internet considerada "antipolítica governamental" perderá a sua privacidade e todos os direitos de protecção de dados serão delapidados. Recorde-se que este acordo prevê, igualmente, a verificação na bagagem pessoal dos viajantes dos aeroportos se o computador ou telemóvel contêm ficheiros que não tenham pago direitos de autor", aponta o BE.

Este partido reclama que "o que o ACTA propõe é que qualquer pessoa que usufrua, de forma livre e gratuita, de qualquer tipo de informação protegida por direitos de autor na internet, seja criminalmente punido, sendo que a denúncia das/os utilizadoras/es é feita pelos próprios operadores privados de comunicações, num verdadeiro atentado à liberdade e à democracia".

Alemanha, Chipre, Estónia, Holanda, Letónia, Polónia e República Checa já anunciaram a suspensão da ratificação do Acordo Comercial AntiContrafacção, sendo que a Eslováquia, que igualmente suspendeu este processo, convocou um debate público sobre a sua adessão ao ACTA.

@s jovens do BE no distrito de Setúbal contestam, assim, o processo de censura que o ACTA pretende impor e reclamam ainda o acesso a medicamentos legais que salvam vidas a preços acessíveis. 'Não deixes que te esmaguem os direitos' foi o mote do mural.

Fonte: Jornal do Barreiro


1 comentário:

  1. Junto envio vídeo da iniciativa:
    http://youtu.be/FfhT-6GdprQ
    Cumprimentos,
    Ana Sartóris

    ResponderEliminar