sábado, 11 de fevereiro de 2012

Setúbal: Quatro tripulantes resgatados em naufrágio

Uma embarcação naufragou este sábado ao largo do Outão, Setúbal, não provocando, no entanto, quaisquer danos aos quatro tripulantes que se encontravam a bordo e não necessitaram de cuidados médicos, divulgou a Marinha portuguesa. 

Em comunicado, a Marinha informou que pelas 08h12 recebeu, através do Centro de Busca e Salvamento Marítimo, uma comunicação da embarcação marítimo-turística "Bianca" a informar que a embarcação "Tweety 1" se encontrava a afundar a seis milhas a sudoeste do Outão, Setúbal, com quatro tripulantes a bordo.

"O Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa, desencadeou os procedimentos de coordenação das acções de resgate, tendo empenhado a lancha 'Espadarte' da Polícia Marítima, a lancha do Instituto de Socorros Náufragos (ISN) de Setúbal e a embarcação marítimo-turística "Bianca", que se encontrava no local", indicou a mesma nota informativa, divulgada na página oficial da Marinha na Internet.

Os quatro tripulantes foram resgatados às 08h20 pela embarcação "Bianca".

"Às 09h10, os indivíduos foram recolhidos pela embarcação do ISN dirigindo-se para Setúbal, não necessitando de cuidados médicos", concluiu o comunicado.

Fonte: Correio da Manhã

2 comentários:

  1. Desta vez correu tudo Bem, contudo não se compreende se obrigas as Embarcações a ter Rádio a partir de classe 4 ( Inclusive) com dispositivo - DSC ( Urgente) o porque de o mesmo não estar a funcionar o Satelite, e ninguem contesta ou reclama.

    ResponderEliminar
  2. Como foi dito anteriormente, desta vez tudo correu bem uma vez que por ser Sabado muitas ER vão para a Pesca e o local é muito frequentado pelos mesmo.
    Porém existem algumas situações que estão longe de serem resolvidas, quando compramos uma ER e a registamos em Classe 4 ou seja em Coateira restrita, uma mas muitas exigencias das Autoridades Maritimas é que as ER sejam equipadas com Rádios VHF, com dispositivo a que chamam DSC, se é nem mais um dispositivo controlado por Satelite onde tem a informação quando carregado ou a bolha rebente com o afundar da ER transmita o seu local GPS.
    Contudo não se entende que o mesmo Satélite esteja desligado, nesse caso não obrigem as ER a pagar uma taxa e até subtituir Rádios VHF que não estejam equipados com DSC.
    Mas deixa de ser mais estranho ainda quando do Naufrágio da Embarcação v" Virgem do Sameiro " Ninguem repito Ninguem ter se manifestado ou referido, como sabemos se estiver a funcionar quando se afundou a Embarcação teria adicionado o DSC ,e saberiamos * ou - Qual seria a localização da Mesma, mas nem Autoridade Maritema nem Tripulação ou outros vieram informar o porque no atraso da localização das cooordenadas do Naufragio, estranho não acham?????????.

    ResponderEliminar