sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Alerta Vermelho: Chuva forte e vento a mais de 140 quilómetros por hora

Pior está previsto para o período entre as 6h00 e as 12h00. Comando Nacional de Operações diz ser provável que o vento possa fazer estragos e que a chuva forte possa provocar inundações rápidas em meios urbanos.

A previsão de fortes rajadas de vento e de chuva forte para sábado está a colocar as autoridades em alerta. O Instituto de Meteorologia tem 14 distritos em aviso vermelho, o mais grave da escala, sobretudo devido ao forte vento esperado: Aveiro, Beja, Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria, Lisboa, Porto, Santarém, Setúbal, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu.

Por sua vez, a Protecção Civil colocou o seu disposito de oito distritos - Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa e Setúbal - em alerta laranja, o segundo mais grave da escala. Já o Instituto do Mar e da Atmosfera subiu o nível de aviso para vermelho, o último da escala. 

O pior está previsto para sábado, entre as 6h00 e as 12h00. O território português vai ser atravessado por uma depressão, que também vai trazer muita chuva. "Será essa depressão que originará chuva, por vezes forte, com vento que pode ser temporariamente muito forte, com rajadas que podem atingir os 140 quilómetros por hora no litoral e terras altas, daí a emissão do aviso vermelho", explica a meteorologista Joana Sanches. 

Miguel Cruz, adjunto do Comando Nacional de Operações da Protecção Civil, considera provável que o vento possa fazer estragos e que a chuva forte possa provocar inundações rápidas em meios urbanos. Miguel Cruz deixa alguns conselhos às populações. 

"Desde logo, é preciso garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas fluviais, não atravessar zonas inundadas, de modo a evitar o arrastamento de pessoas ou viaturas por buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas, adoptar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a formação de lençóis de água nas vias.” 

A protecção civil recomenda ainda “ter também especial cuidado na circulação junto da orla costeira e das zonas ribeirinhas historicamente mais vulneráveis a inundações rápidas. Garantir uma adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente andaimes, placares e outras estruturas suspensas que possam ter nas habitações e ter especial cuidado na circulação junto de zonas arborizadas, estando atento à queda de árvores e ramos.” 

Estes alertas da Protecção Civil irão manter-se, pelo menos, até às 20h00 de sábado.

Fonte: Renascença

Sem comentários:

Enviar um comentário