quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Furto a contadores de água é crime na ordem do dia

Uma onda de furto a contadores de água está a dar muitos prejuízos. Para não pagar a instalação de novo contador, os clientes da Águas do Sado têm de declarar queixa junto da PSP. A empresa concessionária defende que não haja impunidade para os prevaricadores.

Acontecem um pouco por toda a cidade, e estão a provocar grandes incómodos e despesas, tanto a munícipes como à empresa concessionária Águas do Sado. Os furtos a contadores de água, não são propriamente uma novidade no cenário criminal local e nacional.

Luísa Ramos, moradora na rua Vasco da Gama, no coração do bairro de Tróino, é uma das múltiplas vítimas deste tipo de furto, no caso em apreço, na madrugada da passada sexta-feira.

“Partiram a portinha de plástico da parede exterior da minha casa e levaram o contador”, começa por recordar a queixosa. “Inicialmente, pensei não ter água devido a alguma avaria, mas depois vi um fio de água a escorrer na parede. Falei com vizinhas, e apercebi-me que já não era a primeira vítima deste tipo de situação”, relatou Luísa Ramos a «O Setubalense».

Segundo esta queixosa, depois de telefonar para o piquete da Águas do Sado, a reposição do contador “não foi demorada,” e o processo só não terá sido mais rápida porque, como revelou, “haveria mais casos desta natureza a atender.”

Na prática, Luísa Ramos viu o contador reposto em casa, com a incumbência de apresentar de imediato e nos serviços administrativos da Águas do Sado, a sua queixa apresentada na PSP. “É essa a razão de eu estar aqui na fila da Águas do Sado”, acrescentou Luísa Ramos ao nosso jornal, na tarde de anteontem.

Igualmente contactada por «O Setubalense», a directora geral da empresa concessionária dos sistemas de abastecimento de água e de saneamento de Setúbal - Águas do Sado - começou por lamentar a “impunidade” para quem comete estes crimes.

Confirmando a ocorrência de diversos casos de furtos de contadores de água, Ana Oliveira salienta que tais crimes, “ocorrem, quer em contadores colocados na via pública, quer no interior de prédios”, reconhecendo tratar-se de um problema geral, ou seja, não particular de um qualquer bairro ou cidade de Setúbal.

“Todos devemos defender que não haja impunidade para este e outro tipo de crimes, por exemplo, também no furto de tampas metálicas de saneamento básico, outra situação que acarreta despesas para a nossa empresa,” alertou aquela responsável da Águas do Sado.

Instada sobre se esta empresa concessionária tem algum indicador sobre o destino dos contadores de água furtados, Ana Oliveira foi peremptória: “Se soubéssemos, íamos lá a correr”, remetendo essa matéria para o foro de investigação policial.

Diga-se que este tipo de furto está longe de ser coisa inédita, ou recente, tal como, de resto, confirmou fonte da Polícia de Segurança Pública, contactada pelo nosso jornal.

Ambas as esquadras da PSP “têm recebido, pontualmente, queixas de munícipes a darem conta do furto de contadores”, adiantou fonte policial, precisando que tais crimes acontecem em contadores instalados no exterior de residências, mas também no interior de prédios.

Fonte: O Setubalense

Sem comentários:

Enviar um comentário